Um grande desafio !





Um dos mistérios mais interessantes do Death Valley National Park é o deslizamento de rochas em um lago seco. Essas rochas podem ser encontrados no chão do lago seco com trilhas bem grandes. De alguma forma esssas trilhas (slides), cortam partes do sedimento quando elas se movem.


Algumas dessas rochas pesam vários quilos. A pergunta é: "Como é que eles se movem?" um grande desafio.

Na verdade ninguém sabe ao certo como elas podem se mover , embora algumas pessoas encontrem algumas explicações muito boas. A razão pela qual seu movimento permanece um mistério é que ninguém jamais viu as rochas em movimento!

Vamos pensar como elas poderiam se mover ....

Sobre o Lago Seco
O leito do lago é mna maior parte quase que perfeitamente plano e quase sempre seco. Tem cerca de 4 quilômetros de comprimento (de norte a sul) e cerca de 2 km de largura (de leste para oeste). A superfície é coberta com gretas de contração e o sedimento é composto principalmente de silte e argila.

O clima nesta área é árido. Chove muito pouco durante o ano, no entanto quando chove, as montanhas íngremes que cercam o Lago Seco produzem uma grande quantidade de escoamento superficial que transforma o chão em um lago largo e raso. Quando molhada, a superfície do lago é transformada em uma lama muito macio e muito escorregadio.

Eles são movidos por pessoas ou animais?
A forma de trilhas atrás das rochas sugerem que elas se movem durante períodos em que o piso do Lago é coberto com uma camada de lama muito mole. A falta de marcas ao redor das trilhas das rochas eliminam a possibilidade de uma intervencão humana ou animal auxiliando o movimento das rochas.

Elas são movidas por Gelo?
Algumas pessoas relataram ter visto Racetrack Playa coberto por uma fina camada de gelo. Uma idéia é que a água congela em torno das rochas e depois do vento, soprando na parte superior do gelo, arrasta a camada de gelo com suas rochas embutidos em toda a superfície do lago.
Alguns pesquisadores descobriram trilhas altamente congruentes em rochas, que apoiam fortemente esta teoria de movimento. No entanto, o transporte de uma camada de gelo grande maracaria a superfície do lago de outras formas também e estas marcas não foram encontradas.
As provas para o transporte das camadas de gelo não é consistente.

Vento?
Todas as melhores explicações envolvem o vento como fonte de energia por trás do movimento das rochas. A questão que permanece é se elas deslizam enquanto o lago esta em um manto de gelo ou elas simplesmente correm sobre a superfície da lama mole? Outro fator ainda são as marcas no entorno que não dão clareza desta hipótese,

Talvez esta história fique mais interessante se a resposta real nunca for descoberta !
Fonte: geology.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário