Gás do efeito estufa é convertido em combustível


Cientistas do Instituto de Bioengenharia de Singapura conseguiram descobrir o potencial do dióxido de carbono (o gás do efeito estufa), converteram-no em combustível.
Eles usaram um processo conhecido como organocatálise, ativando o dióxido de carbono para produzir metanol – um combustível já usado na indústria. A reação que transforma um em outro pode ser feita no ar que respiramos, não são necessárias condições especiais.
Tentativas anteriores de transformar o dióxido de carbono em produtos mais úteis e menos poluentes precisavam de mais tempo e mais energia. Também são processos mais caros, inviáveis para serem usados em larga escala. Outras pesquisas no Instituto estão sendo feitas para buscar maneiras cada vez mais práticas e baratas de se transformar o dióxido de carbono – já que o foco é o uso dessas técnicas nas indústrias.
A idéia é que seja usada a química ecológica junto da nanotecnologia para que formas sustentáveis de energia sejam geradas. Com essa idéia, o aquecimento global seria controlado, o uso de combustíveis não-renováveis diminuído –tudo em uma opção viável para indústrias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário